Estafas em Pequim
Embora nada disso tenha acontecido conosco, nessa seção reunimos as experiências de diversos viajantes que foram enganados. Vejamos quais são as estafas mais populares:
Os estudantes e a casa de chá
Esse truque consiste em que se aproximam 2 ou 3 pessoas jovens (estudantes) que, com a desculpa de querer melhorar seu inglês, acabam te levando a uma cada de chás próxima onde te dão diferentes tipos de chá e doces típicos. A surpresa chega com a conta, que pode superar os 3.000 ou 4.000 iuanes.
Esse truque acontece especialmente nos arredores da Praça de Tian’anmen, principalmente na porta de entrada à Cidade Proibida. Para evitá-lo, basta dizer que se eles querem praticar inglês, você aceita desde que seja na rua. Se eles realmente quiserem te enganar, eles não vão gostar da proposta.
Taxistas ilegais
Apesar de não serem muito comuns em Pequim, sempre recomendamos pegar apenas táxis identificados. Se você pegar um ilegal, o taxímetro vai subir de forma absurda ou simplesmente não terá taxímetro e ele vai te pedir um exagero. Os taxistas ilegais costumam estar esperando no aeroporto e, conforme você saia da sala de retirada da bagagem, eles irão te oferecer seu serviço. Não responda e siga até o ponto de táxi, onde os oficiais estarão esperando.
Motoristas de rickshaw mentirosos
Às vezes os motoristas de rickshaw inventam as distâncias para poder vender seus serviços. Por exemplo, ao sair da estação de metrô que está ao lado do Templo do Céu, te dirão que ele está em outra direção, muito longe e que se você quiser, eles te levam. Caminhando em direção contrária à indicada, você vai encontrar a entrada em 20 metros.
Comerciais desinteressados
Também é possível que você encontre certas pessoas na entrada de restaurantes conhecidos que te digam que esse restaurante está cheio, fechado ou algo do tipo. Com certeza, eles te recomendarão uma alternativa. Não preste atenção e confira se realmente estão como dizem.
Notas falsas
Embora cada vez haja menos notas falsas em circulação, os próprios chineses sempre checam a validade das notas quando você paga. Se você suspeita que possam ter te entregado uma nota falsa, toque o ombro de Mao, já que a tinta tem que fazer pequenos sulcos.
A galeria de arte
Embora isso não possamos considerar uma estafa, é se arriscar a estar em uma situação comprometedora. Consiste em que uma pessoa te diga que há uma exposição de arte de algum amigo, familiar ou conhecido e, uma vez ali, farão o possível para que você compre um quadro.