Praça de Tian'anmen

Com uma dimensão colossal de 880 por 500 metros e uma apaixonante história, a Praça de Tian'anmen é a mais importante da China e a maior do mundo.

Ao longo dos anos, a Praça de Tian'anmen  foi cenário de diferentes acontecimentos históricos, entre os quais se destacam os Protestos de 1989, que terminaram com a morte de centenas de manifestantes e a declaração da Lei Marcial em Pequim.

Atualmente, a enorme praça é completamente vigilada e só é possível entrar nela através dos controles policiais situados nos extremos.

O que ver na praça

O edifício mais importante da praça e que lhe deu nome é a Porta de Tian’anmen, localizada ao norte da praça e que dá acesso à Cidade Proibida. Dessa porta, conhecida como a Porta da Paz Celestial, Mao Zedong proclamou a fundação da República Popular da China em 1919.

Na parte sul da praça está a Torre Qianmen (também chamada Zhengyangmen), que abriga um museu sobre a história de Pequim.

Nos lados leste e oeste da praça estão dois imponentes edifícios: o Museu Nacional da China e o Grande Palácio do Povo (sede do Governo).

No centro da praça está o Monumento aos Heróis do Povo, um obelisco de granito de 38 metros de altura que possui algumas inscrições dos mais destacados líderes comunistas chineses.

Mausoléu de Mao Zedong

O centro da Praça de Tian’anmen está ocupado pelo Mausoléu de Mao Zedong, a construção onde jaz o corpo embalsamado do líder comunista, fundador da República Popular da China.

Antes de entrar no mausoléu é necessário deixar as mochilas e a câmara de fotos nos armários que estão em um dos extremos da praça. Depois de esperar em uma longa e demorada fila, é possível ver o corpo embalsamado do antigo líder.

É curioso contemplar o modo como a multidão chinesa se desfaz em referências e entregam oferendas florais como mostra de respeito àquele que foi seu líder, enquanto lembram com nostalgia que qualquer tempo passado foi melhor.

Horário

Todos os dias, das 5:00 às 22:00 horas.

Preço

Mausoléu do Mau: entrada gratuita levando o passaporte.

Transporte

Metrô: Quian Men, linha 2.
Ônibus: linhas 2, 4, 7, 9, 44, 67, 209, 212, 301, 337, 608, 646, 673 e 901.

Lugares próximos

Mercado noturno de Wangfujing (1.5 km)
Cidade Proibida (1.6 km)
Parque Jingshan (2.5 km)
Templo do Céu (2.5 km)
Parque Beihai (2.6 km)