Metrô de Pequim

Construído em sua maior parte no século XXI, o metrô de Pequim segue em crescimento e deve superar os 1.000 quilômetros de vias até 2020.

Plano de metro de Pekín
Mapa do Metrô de Pequim

O metrô de Pequim é novo, extenso e muito econômico. Entre seus inconvenientes estão a saturação, as poucas conexões entre as linhas e o horário de funcionamento, já que fecha muito cedo. Devido ao preço dos táxis, é muito comum ir evitando o metrô conforme passam os dias.

Linhas

A rede atual tem 19 linhas, a maioria construída a partir do ano 2000. Até esse ano só havia duas linhas, inauguradas ambas em 1971.

Devido à expansão da cidade e ao grande número de habitantes, a rede de metrô vai seguir sua ampliação durante esta década, até chegar aos 1.000 quilômetros de via (atualmente tem 574).

Horário e frequência

Embora o horário do metrô dependa de cada linha, o normal é que os trens circulem aproximadamente entre as 5:00 e as 23:00 horas.

A frequência entre trens depende da linha e da hora do dia. Na hora de pico, os trens passam quase seguidos, enquanto à noite a frequência é bem menor. O normal é ter que esperar mais de 5 minutos em uma estação.

Tarifas

O preço do metrô de Pequim começa em 3 iuanes por trajeto e varia de acordo com a distância, podendo chegar a até 10 iuanes. É possível obter um pequeno desconto com o Yikatong Card.