Qual é a moeda oficial da China? É possível pagar com cartão nas lojas e restaurantes? Onde é melhor trocar o dinheiro?

A moeda oficial de Pequim e de toda China se chama Renminbi (RMB), que significa “moeda do povo”. Sua unidade básica é o yuan (CNY) e ambos os termos são usados. Ou seja, 5RMB é o mesmo que 5CNY. Os símbolos da divisa são ¥ e 元.

Cada yuan está dividido em 10 jiao e cada jiao em 10 fen. Devido ao seu pouco valor, é estranho chegar a ver moedas de fen (centavo de yuan).

Moedas e notas

Na China é possível encontrar notas de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 yuanes e de 1, 2 e jiao (décimas de yuan). As moedas são de 1, 2 e 5 fen (centavos de yuan), e de 1, 5 e 10 jiao.

Billetes de yuan chino

Conforme explicamos na nossa seção de cuidados habituais, os próprios chineses sempre checam se cada nota que eles pegam é verdadeira. Por sorte, isso é acontece cada vez menos.

Em dinheiro ou com cartão?

Exceto em alguns restaurantes e determinadas lojas, o normal em Pequim é pagar em dinheiro. Embora em alguns comércios aceitem cartão, em muitos as bandeiras Visa, Mastercard e American Express não são aceitas.

Onde trocar o dinheiro?

Recomendamos trocar o dinheiro ainda no Brasil, onde você não deve ter dificuldades para trocar reais por yuanes em casas de câmbio grandes. Outra possibilidade é trocar reais por dólares e, chegando à China, trocar os dólares pela moeda local. O que não recomendamos fazer é trocar reais por yuanes ao chegar à China, já que a moeda brasileira é aceita em poucos lugares e o câmbio costuma ser bastante desfavorável.

Na China, não há tantas casas de câmbio quanto em outras regiões turísticas, por isso o melhor local para fazer trocas de moedas é diretamente nos bancos. Alguns hotéis também costumam contar com esse serviço.

Tipo de câmbio

Aproximadamente um real equivale a 2,98 yuanes.