Muralha da China

A Grande Muralha da China é uma das Sete Maravilhas do Mundo e o símbolo mais representativo da China.

Com um comprimento de 8.851,8 quilômetros, a muralha faz uma sinuosa travessia através de montanhas, desertos e planícies da geografia chinesa.

Apesar da imponente construção e das tentativas dos soldados de repelir os ataques, a muralha foi atravessada pelos mongóis no século XIII e posteriormente pelos manchus no século XVII.

Atualmente, a maior parte da muralha está em ruínas, algo que faz com que seja difícil transitar por ela. Felizmente, alguns trechos foram completamente restaurados para mostrar seu aspecto original.

Seções da Muralha

Os milhares de quilômetros da Muralha da China estão divididos em várias seções e, embora todas sejam especiais, cada uma está adaptada a um público em particular.

Badaling

Uma das seções mais populares da muralha é a zona restaurada conhecida como Badaling. Esta seção, localizada a menos de 80 quilômetros de Pequim, foi a primeira em abrir suas portas ao turismo em 1957 e atualmente continua recebendo milhares de visitantes, sendo a zona mais saturada.

Badaling conta com um teleférico que facilita a chegada dos visitantes até a parte superior da muralha.

Mutianyu

A imponente paisagem montanhosa de Mutianyu faz dela uma das melhores escolhas na hora de visitar a Grande Muralha da China. Está localizada a menos de 90 quilômetros de Pequim e, embora seja uma das zonas mais populares, não tem um turismo tão massificado como Badaling.

Entre suas instalações, conta com um teleférico e um entretido tobogã por onde os visitantes podem deslizar montanha abaixo depois de visitar a muralha.

Huanghua Cheng

Huanghua Cheng é um trecho da muralha que está bastante desmoronado e tem um perfil um pouco perigoso, mas esse é sem dúvida o maior dos seus encantos.

Uma parte da muralha está submersa nas águas de uma grande represa, por isso os amantes de mergulho podem aproveitar para descobrir a parte mais misteriosa da muralha.

O trecho de Huanghua Cheng tem a vantagem de ser menos explorado, já que são poucos os turistas que decidem se aventurar por seu terreno irregular.

Simatai e Jinshanling

Afastado por completo da massificação turística, o trecho entre Simatai e Jinshanling é um dos mais escarpados e complicados de percorrer, embora suas vistas incríveis sejam uma recompensa mais do que justa.

Simatai não é um trecho apto para todos os públicos, já que algumas zonas estão desmoronadas, enquanto outras são muito inclinadas (até 70º) e só podem ser percorridas através da escalada.

A subida pode ser feita com um teleférico enquanto a descida pode ser realizada com uma tirolesa.

Detalhes para levar em conta

A muralha percorre montanhas e outros acidentes geográficos, por isso até os trechos mais simples podem ser um pouco complicados de percorrer. As empinadas escadas fazem com que seja imprescindível usar sapatos e roupas confortáveis.

A maioria dos hotéis de Pequim oferece excursões à Muralha da China. Antes de começar a comparar os preços, cheque se a excursão não inclui a visita surpresa a oficinas, fábricas ou lojas que só te farão perder tempo.

Como chegar na Grande Muralha da China

  • Táxi: Uma opção cômoda é alugar um táxi durante todo o dia. O preço de um táxi em boas condições costuma rondar os 600 yuanes por todo o dia. A única vantagem em relação à opção anterior é seu preço mais baixo, já que os taxistas às vezes nem sequer falam inglês.
  • Ônibus: O ônibus é forma mais econômica de chegar até as principais zonas da Grande Muralha da China. O melhor é perguntar diretamente no hotel, dependendo da zona que você quiser visitar.
  • Excursão organizada: Tanto os hotéis quanto na rua te oferecerão excursões em grupo a preços muito baixos. O problema da maioria desses tours é que eles estão muito massificados e incluem várias paradas obrigatórias em lojas, sendo esse seu modo de financiamento.

Horário

Inverno, das 7:00 às 18:00 horas.
Verão, das 06:30 às 19:00 horas.

Preço

O preço da entrada depende do trecho visitado.
O teleférico ou outras atrações devem ser adquiridos de forma independente.

Lugares próximos

Palácio de Verão (45.4 km)